quarta-feira, 20 de maio de 2009

Turismo em São Paulo

Como RH, normalmente temos como tarefa receber pessoas que visitam nossas empresas e estão de passagem por nossas cidades. Em São Paulo, é muito comum ouvir as pessoas dizerem que não há muito a fazer ou visitar, esta é a cidade do trabalho, nada mais.

Mas será que isso é verdade?

Eu, particularmente, discordo dessa tese e acredito que em São Paulo possui uma grande gama de opções turísticas de qualidade, se igualando a poucas cidades no mundo.

Não acredita?

Então eu elaborei a lista abaixo para vocês possam avaliar a minha tese. Não digo as nossas atrações sejam todas aproveitadas como deveriam, pois sei que opções que em outros lugares do mundo estariam apinhadas de turistas, na capital paulista ainda encontram-se sub aproveitadas.

A lista:
  • Centro Velho - Mercado Municipal, Mosteiro de São Bento, BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo, Mirante do Prédio do Banespa, Rua 25 Março, Praça da Sé, Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú e Teatro Municipal
  • Circuito Paulista e Jardins - Av. Paulista, MASP, Parque Trianon, Ruas Haddock Lobo e Oscar Freire, Parque do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Obelisco do Ibirapuera, Instituto Biológico
  • Esportes - Museu do Futebol (Pacaembú), Museu do São Paulo Futebol Clube, Autódromo de Interlagos
  • Vida Selvagem - Instituto Butantan, Zôo Safari (antigo Simba Safari) e Zoológico de São Paulo
  • Compras - Há shooping centers para todos os níveis sociais, dos Shoopings Cidade Jardim e Iguatemi a outros populares como o Tatuapé, passando por opções intermediárias como o Morumbi ou o Bourbon Pompéia. Além destes e das ruas já citadas também há excelentes opções de compra no Bom Retiro e em outros bairros paulistanos.
  • Circuito Estações: Estação Júlio Prestes, Estação da Luz e Pinacoteca do Estado
  • Gastronomia - Cozinhas nacionais e internacionais, da melhor qualidade, e em todas as faixas de preços
  • Vida Noturna - Muitíssimas opções de bares e discos, desde as grandes grifes internacionais (como Pacha e Pink Elephant) até opções menos sofisticadas e mais brasileiras, encontradas, por exemplo, na Vila Madalena.
  • Casas de espetáculo da cidade com atrações internacionais: Sala São Paulo, Teatro Abril, Credicard Hall, Auditório do Parque do Ibirapuera
  • Turismo Religioso: visita a templos dos mais variados credos
  • Opções de viagens curtas e próximas à cidade: Santos, Guarujá, Atibaia, Holambra, etc
  • Outros parques: Horto Florestal, Parque da Aclimação, Alfredo Volpi, Villa Lobos (bom para andar de bicicleta), Parque das Bicicletas, Parque do Piqueri, Parque do Povo
Não fosse a listagem acima suficiente, ao ser concluído o trecho sul do Rodoanel, seria possível criar uma estrutura de turismo sustentável, de preservação ao meio-ambiente, valorizando a preservação e o conhecimento da zona extremo sul da cidade, como na região de Marsilac.

Tenho certeza de que temos muitas outras atrações, diga a sua preferida ou qual ficou faltando.

6 comentários:

Anônimo disse...

A lista ta muito boa. A minha preferida inclui o Parque do Ibirapuera, a Sala São Paulo, o Teatro Municipal e o Museu do Futebol.
Abraço
Alfredo

Anônimo disse...

Ainda há o Pico do Jaraguá, o Copan e o Terraço Itália. E caso tivéssemos os rios limpos tenho certeza que estes também seriam cartões postais e pontos turísticos.

Anônimo disse...

Tem também turismo que acontece devido a eventos que São Paulo tem anualmente como: a Formula um, a São Paulo Fashion Week e outros. Ah, ia esquecendo, e o sauveiro do Zoológico de São Paulo que mostra um formigueiro funcionando dentro de redoma de vidro. Muito legal.
Francisco

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João Guilherme disse...

Pessoal, ótimas lembranças que aumentam ainda mais o leque de opções.
Obrigado

Anônimo disse...

Tem também a casa do Bandeirante, que fica no Butantan

 

Acompanhe gratuitamente