segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ranking dos executivos mais bem pagos dos EUA

Começa a repercutir com mais força na imprensa a iminente abertura de informações sobre a remuneração de executivos no Brasil, no ano que vem, em função das novas regras impostas pela CVM. Dois exemplos são o artigo do Terra e uma nota publicada pela Gazeta do Povo, de Londrina.

Essa repercussão se deve também às informações das companhias americanas, em estudo elaborado pela Equilar que ganhou notoriedade com a publicação no tradicional NY Times.

Veja o estudo da Equilar aqui e o ranking do NY Times aqui.

Outras discussões de remuneração, como o distanciamento entre os pagamentos do principal mandatário de uma empresa e os segundo e terceiros mais bem pagos também tornaram-se pauta. Além, é claro, do tradicional abismo entre o menor e maior salário. Veja reportagem do próprio NY Times.

E não é somente nos EUA que esse prática é comum, outro exemplo semelhante de disclosure vem da Suíça, veja clicando aqui.

Até quando os RHs no Brasil e fora do Brasil se manterão alienados dessa discussão?

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, é preciso discutir e tornar público quanto ganham esses "gatos gordos", como dizem os americanos. Recentemente fiquei sabendo que um executivo brasileiro, de uma filial de Banco Suiço, aqui no Brasil, ganhou o ano passado mais de 10 milhões de dolares. Será possível? Mesmo com a crise eles continuaram faturando tanto?
Ricardo

João Guilherme disse...

Caro Ricardo,
Conhecendo um pouco os pagamentos de bancos, não duvido que executivo tenha ganho esse valor, especialmente se considerarmos os valores em opções de ações.
Uma referência é o próprio Citi que, mesmo com todas as dificuldades do ano passado, pagou um belíssimo salário ao seu CEO, confira no ranking.

 

Acompanhe gratuitamente